Laboratório de Solos e Plantas (ProSAVANA-PI)

Inauguração do Laboratório de Análise de Solos e Plantas do IIAM no âmbito do Projecto de Investigação e Transferência de Tecnologia (ProSAVANA-PI)

 

 

Teve lugar no dia 8 de Junho de 2015 a cerimónia de inauguração do Laboratório de Análise de Solos e Plantas em Nampula por Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

 

O Laboratório de Análise de Solos e Plantas, localizado no Posto Agronómico de Nampula, pertencente ao Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) foi construído no âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA). Enquadra-se na implementação do Projecto de Melhoria da Capacidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento da Agricultura no Corredor de Nacala (ProSAVANA-PI).

 

O laboratório tem como objectivo fortalecer a investigação realizada pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e a prestação de serviços especializados também ao público externo, como produtores rurais, cooperativas e investigadores de outras instituições. As análises que serão realizadas contribuirão para a avaliação da fertilidade dos solos para fins de pesquisa e recomendação de adubação, análises para a avaliação do estado nutricional das plantas e para levantamento ambiental.

 

As acções de pesquisa, que serão desenvolvidas neste laboratório, também irão contribuir para a intensificação da produção de alimentos, através da melhoria do maneio e utilização de solos e da recomendação do que produzir e onde produzir, de forma a tornar o processo produtivo eficiente com vista a aumentar a produtividade e produção agrícola das famílias camponesas.

 

Durante o evento, Sua Excelência o Presidente da República esteve acompanhado pela Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque.  

 


 

 

A inauguração do laboratório foi antecedida de uma cerimonia tradicional, descerramento da lápide e o corte da fita. Em seguida passou-se em visita às instalações e uma breve apresentação sobre processo de construção do laboratório, e visita à feira de  produtos e tecnologias agrárias.

Cerimônia tradicional de inauguração do laboratório

 

Estiveram presentes no evento a Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Nampula, a Direcção do IIAM e os seus parceiros, nomeadamente, o Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), o Instituto Asiático de Estudos de Desenvolvimento (AIDSI), o Centro Internacional da Batata (CIP), entre outras individualidades do governo provincial e do sector privado, bem como líderes tradicionais e comunitários.

 

A comitiva presidencial era composta pelos Ministros da Administração Estatal e Função Pública, da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, pela Vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, pelos Governadores das Províncias de Nampula e Niassa e pelo Embaixador  do Japão.

 

A construção deste laboratório é a primeira fase de um projecto de construção de complexos multiuso, uma abordagem moderna de laboratórios que permite maior economia e eficiência no uso dos recursos.  O seu estabelecimento contou com o apoio da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).

 

Vista frontal do laboratório de Análise de Solos e Plantas em Nampula

Descerramento da placa inaugural por Sua Excelência o Presidente da República, acompanhado do Senhor Director Geral do IIAM, Inácio Calvino Maposse.

Investigadora do IIAM a demonstrar os equipamentos do laboratório em uso

Investigador do IIAM a demonstrar os equipamentos do laboratório                                                                                                                                                                                    

Visita de Sua Excelência o Presidente da República Filipe Nyusi em visita às instalações do Laboratório acompanhado de Sua Excelência a Vice-ministra da Agricultura e Segurança Alimentar Luísa Meque.

Visita de Sua Excelência o Presidente da República à exposição de produtos e tecnologias agrárias

 

By |2018-09-08T00:25:06+00:00June 10th, 2015|News|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment

CAPTCHA


Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.