Biblioteca

O Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) torna público o esboço da versão zero (documento inicial) do Plano Director do ProSAVANA, que apresenta as principais abordagens e componentes do ProSAVANA para o desenvolvimento agrário no Corredor de Nacala. A versão zero do Plano Director tem como base o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA), assentando-se na premissa do aumento da produção e produtividade agrária e contribuição para a segurança alimentar e a aumento da renda dos produtores moçambicanos de maneira competitiva e sustentável, garantindo a equidade social e de género. 

 

Neste contexto, o MASA convida as partes interessadas, em particular instituições públicas, privadas, academia, organizações de produtores e da sociedade civil, a participarem nas reuniões de auscultação pública sobre a versão inicial do Plano Director do ProSAVANA aos níveis distrital, provincial e nacional. Ao nível dos distritos, as reuniões serão realizadas entre 20 de Abril e 29 de Abril de 2015. De referir ainda que serão realizadas reuniões ao nível da capital das províncias de Nampula, Niassa e Zambézia, e uma reunião nacional na cidade de Maputo, cujas datas serão indicadas oportunamente pelo MASA.

 

O objectivo destas rondas de auscultação é apresentar e discutir com as partes interessadas a versão inicial do Plano Director do ProSAVANA para efeitos de contribuições sobre as estratégias para a construção do Plano, que ficará aberto a comentários públicos e para oportunamente serem incorporadas ao documento. 

 

Esperamos a participação de todos nessa discussão para que possamos construir estratégias conjuntas para o desenvolvimento agrário de Moçambique e contribuir para a segurança alimentar da população moçambicana. 

 

Para melhores informações, favor contactar o Gabinete de Coordenação do ProSAVANA no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (prosavana@prosavana.gov.mz ou na Rua da Resistência 1746, 10º Andar, Maputo), as Direcções Provinciais de Agricultura e Segurança Alimentar ou os Serviços Distritais de Actividades Económicas.

 

O documento completo e o sumário, na versão em Português, podem ser obtidos aqui:

 

* Nota, o idioma oficial e de trabalho da versão zero do Plano Director é o Português.