Cuamba, 23 de Setembro

A equipa do ProSAVANA – Plano Director (ProSAVANA-PD) apresentou hoje em Cuamba a Nota Conceitual do Plano Director do Programa aos representantes das comunidades e agricultores do Niassa. Esta reunião permitiu analisar e debater as recomendações sobre o caminho que o Plano Director está a propor para a agricultura no Corredor de Nacala. O resultado desta consulta será analisado e, se justificável, essas recomendações serão incluídas no documento final.

Nesta reunião participaram representantes das comunidades e agricultores dos distritos de Cuamba, Mecanhelas e Mandimba, da Província do Niassa.

Esta foi a primeira de várias reuniões que acontecerão nos próximos meses ao longo do Corredor de Nacala, tendo como foco os 19 distritos abrangidos pela área de estudos do ProSAVANA, envolvendo os representantes das comunidades e dos agricultores residentes nas Províncias de Nampula, Niassa e Zambézia.

A acompanhar as equipas que estão a realizar os estudos para elaborar o Plano Director estão representantes das Direcções Provinciais de Agricultura, dos Centros Zonais do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, dos Serviços Distritais de Actividades Económicas e dos Serviços Provinciais de Geografia e Cadastro.

Este processo de consulta pública tem sido realizado ao longo do último ano e meio, de forma a incorporar a visão das comunidades e da sociedade civil no Plano Director do ProSAVANA e a esclarecer sobre o que é o Programa e seus projectos.

 

Sobre o ProSAVANA
O ProSAVANA é um Programa para o desenvolvimento agrícola, social e económico das comunidades situadas no Corredor de Nacala, contribuindo para a segurança, aumento da produção e produtividade, diversificação alimentar de Moçambique e para o desenvolvimento humano do país.

O Ministério da Agricultura de Moçambique, em colaboração com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), cooperam para desenvolver a produção agrícola, facilitar o acesso ao mercado e reforçar as capacidades empresariais dos agricultores, tudo enquadrado numa política de sustentabilidade e responsabilidade social.

 

Para mais informações, por favor contacte:

comunicacao@prosavana.gov.mz