ProSAVANA – PI

Projecto de Melhoria da Capacidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologia com vista ao Desenvolvimento da Agricultura no Corredor de Nacala,Moçambique.

Objectivo do Projecto

Desenvolvimento e transferência da tecnologia agrária adequada na Região do Corredor de Nacala.

Resultados

a. Fortalecimento da capacidade operacional dos centros zonais de pesquisa Nordeste e Noroeste do IIAM (Instituto de Investigação Agrária de Moçambique).

b. Avaliação dos recursos naturais e do impacto ambiental resultante da utilização de novas tecnologias agrárias e das condições sócio-económicas no Corredor de Nacala.

c. Desenvolvimento de tecnologia de melhoria do solo para uso agrícola no Corredor de Nacala.

d. Desenvolvimento de tecnologias adequadas para áreas de cultivo e pecuária no Corredor de Nacala.

e. Desenvolvimento e validação de nova tecnologia agrícola e implementação nas unidades demonstrativas.

Actividades

1. Fortalecimento da capacidade operacional dos centros zonais de pesquisa Nordeste e Noroeste do IIAM.

Esta componente promoverá a capacidade de investigação das estações experimentais de Lichinga e Nampula por via da formação de pessoal do IIAM, modernização das infra-estruturas físicas e equipamentos, bem como outros aspectos relacionados com programas de investigação nacionais implementados na região.

2. Avaliação dos recursos naturais e do impacto ambiental resultante da utilização de novas tecnologias agrárias e das condições sócio-económicas no Corredor de Nacala.

Esta componente desenvolverá os estudos necessários para qualificar, quantificar e analisar os recursos naturais regionais e os aspectos sócio-económicos e para desenvolver métodos de avaliação de possíveis impactos sócio-económicos do projecto, no sentido de propor medidas de mitigação necessárias.

3. Desenvolvimento de tecnologia de melhoria do solo para uso agrícola no Corredor de Nacala. Esta componente desenvolverá estudos com base em tecnologias de melhoria de solos, incluindo tecnologias de conservação.

4. Desenvolvimento de tecnologias adequadas para áreas de cultivo e pecuária no Corredor de Nacala. Esta componente financiará e promoverá o desenvolvimento e a transferência de tecnologias e de variedades adequadas ao Corredor de Nacala, por via da avaliação e análise de materiais disponíveis em Moçambique, bem como as possibilidades de introdução de variedades melhoradas e de micro-organismos através de instituições com ligação ao financiamento de projectos de investigação, após discussão e entendimento mútuo entre as partes.

5. Desenvolvimento e validação de nova tecnologia agrícola e implementação nas unidades demonstrativas.Esta componente desenvolverá a implantação de duas unidades demonstrativas em áreas próximas às estações de Lichinga e Nampula, dotadas das tecnologias apropriadas aos agricultores emergentes e em transição. Desenvolver-se-ão, também, modelos de apoio à decisão, aplicados aos agricultores para que possam seleccionar o sistema de cultivo mais adequado.

Duração

Abril de 2011 até Março de 2016 (5 anos)

próximo