Reuniões com os governos provinciais e distritais sobre o ProSAVANA

A equipa do ProSAVANA organizou, nos dias 12 e 13 de Setembro, um encontro com os Serviços Distritais de Actividade Económica (SDAE) das Províncias de Nampula, do Niassa e da Zambézia, e outros quadros dos governos provinciais e distritais, com o objetivo de fortalecer a disseminação de informações sobre o ProSAVANA-PD.

O encontro reuniu as equipas técnicas das entidades que estão elaborando o estudo do Plano Diretor (ProSAVANA-PD), as Agências de Cooperação do Japão e do Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participaram ainda directores e representantes dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) e dos Serviços Provinciais de Geografia e Cadastro (SPGC) dos 19 distritos estudados pelo ProSAVANA-PD, quadros da Extensão Agrária e Investigação, pontos focais das 3 Províncias e equipa de coordenação do Programa.

No primeiro dia foi apresentada a Nota Conceptual sobre o ProSAVANA-PD aos presentes com vista a promover um debate sobre o documento e incorporar recomendações colectadas. A Nota Conceitual é o documento que sumariza o entendimento das equipas técnicas sobre a atual condição e direcionamento do desenvolvimento agrícola das áreas estudadas no ProSAVANA-PD.

No segundo dia foram propostos e discutidos aspectos logísticos referente aos locais para apresentação e discussão sobre o documento a nível distrital, bem como o levantamento dos participantes nos encontros, que ocorrerão em sua maioria em Outubro de 2013.

Este encontro antecipa uma ronda de reuniões que incluirá as comunidades ao longo do Corredor de Nacala, Organizações de Produtores, Representantes da Sociedade Civil, representantes e líderes religiosos. A consulta pública reunirá a sociedade moçambicana como parte de um esforço dos Governos de Moçambique, Japão e Brasil para a promoção de um debate mais amplo sobre o Plano Director e maior envolvimento dos principais actores em seu processo de construção do ProSAVANA.

 

Preparatory meeting with the ProSAVANA-PD teams Discussions between the district and provincial professionals.