Maputo, 7 de Maio de 2015.

Realizou-se entre os dias 20 a 29 de Abril de 2015 em todos os 19 distritos abrangidos na área de estudo do ProSAVANA, e em pelo um (1) posto administrativo, as reuniões de auscultação à volta da versão zero (“Draft Zero”) do Plano Director do ProSAVANA, conforme segue:

  • Em Nampula: Rapale e Posto Administrativo de Namaita, Monapo e Posto Administrativo de Netia, Mogovolas e Posto Administrativo de Iuluti , Meconta e Posto Administrativo de Corrane,  Mecuburi e Posto Administrativo de Namina, Muecate e Posto Administrativo de Imala, Malema e Posto Administrativo de Mutuali, Lalaua, Ribaue e Posto Administrativo de Iapala, Murrupula e localidade de Kazuzu.
  • Em Niassa: Chimbonila e Posto Administrativo de Lione, Sanga em Malulu e no Posto Administrativo de Lussimbesse, Mandimba e Posto Administrativo de Mitande, Sanga e Posto Administrativo de Lussimbesse, Majune e Posto Administrativo de Nairubi, Cuamba e Posto Administrativo de Lurio, N'gauma e Posto Administrativo de N'gauma, Mecanhelas e Posto Administrativo de Entrelagos.
  • Na Zambézia: Distrito de Alto Mólòcue Sede, e Posto Administrativo de Nauela, em Gurué na Sede do Distrito e no Posto Administrativo de Lioma.

As reuniões contaram com a participação da comunidade, produtores, organizações de produtores, representantes das organizações da sociedade civil de Moçambique  ao nível local, provincial e nacional, agentes económicos, sector público e representantes de confissões religiosas. Participaram também representantes de organizações da sociedade civil do Japão e Brasil.

Participaram das reuniões de auscultação um total de cerca de 2.660 participantes, dando contribuições sobre os caminhos a seguir para o desenvolvimento da agricultura no Corredor de Nacala que servirão para enriquecer a versão zero do documento ora em discussão.

As reuniões de auscultação consistiram dos seguintes momentos:

  • Apresentação das propostas contidas na versão zero do Plano Director;
  • Recolha de contribuições dos diferentes actores sobre os caminhos a seguir para o desenvolvimento da agricultura no Corredor de Nacala, tendo em conta os pilares definidos no Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA), nomeadamente: produção e produtividade, acesso aos mercados, uso sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento institucional.

O processo ao nível provincial iniciou com a realização no dia 30 de Abril a auscultação na Província da Zambézia. Sendo que em Niassa, a reunião será realizada no dia 8 de Maio, às 9h00, no Instituto de Formação de Administração Pública e Autárquica (IFAP). Em Nampula, a reunião acontecerá no dia 13 de Maio, às 9h00, na sala de reuniões do complexo do restaurante Copacabana. A reunião nacional será oportunamente informada.

Exortamos a participação das comunidades em geral, das autoridades comunitárias, produtores e organizações de produtores, instituições públicas e privadas, academia, da sociedade civil, e todos os interessados, nesta importante fase de discussão do Plano Director do ProSAVANA para que de forma participativa, inclusiva, transparente, franca e aberta possamos juntos identificar e harmonizar os caminhos a seguir para o desenvolvimento da agricultura no Corredor de Nacala, em especial, e em Moçambique no geral.


Presentation during the public hearing on draft zero of the Master Plan of ProSAVANA in Posto Administrativo of Nauela, Zambézia Province (April 21st 2015)

 

Presentation during the public hearing on draft zero of the Master Plan of ProSAVANA in Posto Administrativo of Nauela, Zambézia Province (April 21st 2015)

Intervention of a participant during the public hearing on draft zero of the Master Plan of ProSAVANA in Posto Administrativo of Nauela, Zambézia Province (April 21st 2015)


Public hearing on Draft Zero of Master Plan in the District of Monapo (Sede) on April 21st 2015, Nampula.

Public hearing on Draft Zero of Master Plan in the District of Monapo (Sede) on April 21st 2015, Nampula.

Public hearing on Draft Zero of Master Plan in the Posto Administrativo of Netia, Monapo District, in Nampula, on April 21st 2015.

Public hearing on Draft Zero of Master Plan in Mutuali on April 23rd 2015, in Nampula.

 

Public hearing on Draft Zero of Master Plan of ProSAVANA in the Majune District in 24 April 2015, Niassa Province.

Public hearing on Draft Zero of Master Plan of ProSAVANA in the Posto Administrativo of Nairube, April 24th 2015, Niassa Province.